Dez dicas para liberar espaço no celular Android

Dez dicas para liberar espaço no celular Android

6 Visualizações

1. Limpe a memória cache

A memória cache é uma memória de acesso rápido, pois contém os dados e instruções mais usados pelo processador. O objetivo é acelerar a execução do sistema, em vista que grande parte dos dados já estará armazenada quando um aplicativo continuar em atividade ou for aberto novamente.

O ponto negativo é que esses arquivos ocupam espaço no celular e, com o tempo, esse armazenamento pode fazer falta. Para evitar ou solucionar o problema, limpe a memória cache periodicamente. O procedimento varia um pouco entre o Android O e as versões anteriores do sistema, mas a mudança não é muito brusca.

Para realizar a operação, o usuário deve entrar no menu “Configurar”, depois ir em “Aplicativos” (ou “Apps e notificações”) e selecionar o software em questão. Até o Android 7 (Nougat), o botão “Limpar cache” já fica disponível nesta tela. A partir do Android 8 (Oreo) é preciso entrar em “Armazenamento” para encontrar o recurso.

2. Desinstale aplicativos que você não usa

Procure desinstalar os aplicativos que não são mais úteis para você. Isso pode ser feito manualmente, ao abrir o menu de aplicativos do Android e analisar um por um. Durante o processo é comum encontrar softwares esquecidos, que podem abrir caminho para outros programas e arquivos realmente úteis.

Um truque na própria Google Play pode facilitar essa tarefa sem precisar instalar nada a mais. Abra a loja de aplicativos do Google, vá em “Meus apps e jogos” e selecione a aba “Instalados”. Clique na ferramenta de “Classificar por” e escolha “Usados por último”. No final da lista estarão agrupados todos os aplicativos sem utilidade para o usuário.

3. Remova arquivos e pastas de apps já desinstalados

Nem sempre é possível se livrar de todos os arquivos de um aplicativo ao desinstalá-lo do sistema operacional. Vários programas deixam rastros que ocupam armazenamento. Para se livrar deles, uma dica é usar o gerenciador de arquivos ES File Explorer.

Instale o app na página do TechTudo, abra-o e entre na ferramenta “Cleaner”. Marque o campo “Lixo residual”, que indicará o espaço que os arquivos inúteis gastam no seu telefone. Selecione os outros campos, se desejar, e aperte o item “Limpar agora” para liberar memória automaticamente.

4. Utilize a ferramenta nativa do Android para liberar espaço

O Android 8 (Oreo) introduziu mais recursos nativos para otimizar o gerenciamento de espaço. Ao entrar no menu “Armazenamento”, o usuário identifica o botão “Liberar espaço”, que exibe uma lista de arquivos inúteis, de acordo com os critérios do próprio sistema. Basta selecionar as mídias indesejadas e clicar em “Liberar”, onde estará indicado o tamanho a ser economizado após a ação.

O painel também passou a oferecer um “Gerenciador de armazenamento”, capaz de apagar fotos e vídeos a partir de um período selecionado (mais de 30, 60 ou 90 dias). Para a segurança, o recurso só exclui as mídias salvas em backup na nuvem. A iniciativa é evitar que os interessados percam conteúdos importantes por descuido.

5. Faça backup com o Google Fotos

O Google Fotos já vem instalado de fábrica nos celulares Android e possui uma ferramenta integrada para liberar espaço no celular. Ela identifica todas as fotos e vídeos salvos no backup na nuvem do Google, o Google Drive, e os remove do dispositivo.

Para usar a função, abra o aplicativo de fotos, entre no menu principal e vá em “Liberar espaço”. Confirme a operação ao apertar o botão “Liberar”, no qual estará escrito o tamanho das mídias em conjunto. A operação exige ter ativados o backup e a sincronização previamente.

6. Use um app de otimização

O Android tem uma lista variada com apps específicos para otimização do sistema. A maioria conta com recursos para economizar espaço, como o DU Speed Booster, The Cleaner e o Files, do Google.

Cada um possui uma mecânica para limpar o sistema e excluir os arquivos inúteis.

7. Use cartão microSD

Uma das grandes vantagens do Android sobre o concorrente iPhone (iOS) é o suporte para cartão de memória. Portanto, o usuário deve usufruir dessa capacidade. Desse modo, é possível mover aplicativos para o microSD, transferir documentos, fotos e vídeos, e deixar o espaço interno livre para o que realmente precisa estar no dispositivo, os recursos mais essenciais.

8. Remova os arquivos de download

Todos os arquivos salvos no sistema operacional do Google ficam guardados na pasta “Downloads”. Com o tempo, o diretório fica cheio de imagens, vídeos e PDFs que, em alguns casos, foram baixados para serem usados uma única vez e, por isso, são dispensáveis.

Os interessados podem se livrar desse lixo de forma simples. Basta abrir o gerenciador de arquivos — do próprio sistema ou do seu app favorito —, localizar a pasta “Downloads” e checar o que está nesse lugar. Selecione os itens a serem descartados e jogue-os na lixeira.

9. Exclua arquivos duplicados

Arquivos duplicados são uma causa comum de espaço gasto desnecessariamente. O antigo Files Go, chamado atualmente de Files, é um das várias opções de apps que dispõem de uma ferramenta dedicada para apagar mídias duplicadas. Uma vantagem do app do Google é que essa função não analisa apenas fotos e vídeos, mas também abrange áudios, documentos e quaisquer outros tipos de arquivo.

Ao abrir o software, note que a funcionalidade fica exibida na tela principal, aberta por padrão na guia “Limpar”. Depois, entre em “Arquivos duplicados” e clique no círculo no canto superior direito para excluir todas as cópias ou selecionar uma a uma. Aperte o botão “Excluir” e as versões mais antigas dos arquivos terão sido eliminadas do aparelho.

10. Remova as mídias do WhatsApp

Remover os arquivos do WhatsApp constantemente é quase uma obrigação para quem usa o mensageiro com frequência. Os áudios, vídeos, fotos e documentos enviados e recebidos ficam salvos no dispositivo mesmo após a exclusão na janela do chat. Isso provoca a falsa impressão de que o espaço foi liberado.

Para efetivar a remoção desses conteúdos, baixe o Power Clean e abra-o na guia central, que reúne os recursos avançados. Entre em “Limpar WhatsApp” e selecione cada categoria de mídia. Marque as que deseja remover e, na sequência, aperte o botão correspondente para confirmar a exclusão.

Dica: Styllus Cell – Fones: (51)3241-6426 / 99204-7434 / 99780-8003