Dicas de segurança para você comprar pela Internet

Dicas de segurança para você comprar pela Internet

2 Visualizações

A facilidade proporcionada pela internet na nossa sociedade fez com que até os hábitos de consumo fossem alterados. Com isso, as lojas virtuais já são uma realidade lucrativa há muitos anos. Assim, toda a atenção na hora de comprar pela internet é bem-vinda.

Dessa forma, preparamos um pequeno guia de dicas para ter mais segurança nas suas compras online e, assim, evitar dores de cabeça e poder aproveitar melhor seu produto.

  • Compre apenas usando equipamentos de confiança: A regra número um das compras online é usar um equipamento de confiança. Não compre a partir de computadores públicos. Certifique-se de que a sua máquina está com o antivírus atualizado e evite armazenar seus dados (incluindo e-mail e número do cartão de crédito) no computador e no e-commerce. Para os celulares, valem as mesmas regras e ainda um cuidado a mais com a rede sem fio a que estiver conectado: prefira fazer a operação em redes conhecidas e protegidas com senha.
  • Prefira comprar em lojas conhecidas: Muitas vezes, uma nova loja surge no mercado e traz diversas promoções e descontos. As vantagens podem parecer quase irresistíveis, mas é importante saber a procedência dos produtos e se a loja vai realmente entregá-los. Procure comprar apenas em lojas conhecidas, indicadas por amigos, parentes, ou através do clube de benefícios ou parceiros do emissor do seu cartão de crédito.
  • Pesquise a reputação da loja: É importante saber que muitas lojas conhecidas e de qualidade passam por dificuldades. Isso é normal em qualquer tipo de comércio, e é fácil encontrar, na própria internet, se há problemas de vendas ou com compradores no período. Busque informações sobre a idoneidade e analise a reputação da loja nos órgãos de defesa do consumidor (como o Procon) e sites de avaliação de compras e relacionamento com o cliente (como o Reclame Aqui, por exemplo).
  • Verifique se o site disponibiliza informações sobre a empresa: Certifique-se de que há telefone para contato, endereço, razão social e CNPJ disponíveis em alguma seção do site da empresa. Você poderá, inclusive, telefonar ou mandar um e-mail para o serviço de atendimento ao consumidor da loja a fim de conferir sua existência.
  • Leia a política de compra e privacidade da empresa: Antes de comprar o produto que você deseja, entenda como a empresa faz seus envios, trocas, devolução de mercadorias e prazos de entrega. Tais informações devem ser obrigatoriamente fornecidas pela loja.
  • Escolha sites que tenham plataformas de pagamento seguras: A maioria das lojas online aceita pagamentos por via de boletos bancários ou depósitos em conta, mas você poderá ficar mais seguro se fazê-los por meio de um cartão de crédito ou plataformas intermediárias seguras. Isso porque esses sistemas financeiros já fazem uma verificação da loja antes de liberar o pagamento, e será menos complicado recuperar seu dinheiro em caso de fraude.
  • Desconfie de ofertas muito abaixo da média: Se a oferta anunciada for boa demais para ser verdade, desconfie. Descontos muito generosos podem, na verdade, camuflar alguns problemas com os produtos. Além dos problemas de qualidade e fraude, você poderá ter problemas sérios de garantia e para trocá-los.
  • Registre os passos de sua compra: Mesmo que o pedido fique registrado internamente no site, guarde os e-mails de confirmação de compra e outras informações sobre o processo. Você pode, também, imprimir os passos de sua compra, caso não existam outros registros.

Rogério Fraga – Advocacia e Consultoria
Fones: (51)98325-2323 / (51)99913-2595