O podólogo e os pés diabéticos

O podólogo e os pés diabéticos

2 Visualizações

A diabetes atinge mais de 13 milhões de brasileiros. Estima-se que cerca da metade dos portadores da doença não saibam que a possuem.

Os sintomas clássicos da diabetes são: vontade frequente de urinar, fome excessiva, sede excessiva, emagrecimento e diminuição da visão. As pessoas que portam a doença frequentemente necessitam regular seus níveis de glicose no sangue através de testes glicêmicos e injeções de insulina. Embora não seja possível curar a diabetes, profissionais de diversas áreas da saúde se especializam no cuidado com diabéticos, para que eles possam usufruir de uma vida mais saudável.

O profissional podólogo especializa-se no cuidado ao pé diabético para tornar acessível para eles o cuidado com os pés. A diabetes implica diversas condições adversas para os portadores da doença, dentre as principais a má circulação e a dificuldade na cicatrização. Estas condições, aliadas a uma deficiência na sensibilidade dos pés de uma pessoa diabética pode implicar sérios riscos a saúde. Qualquer lesão na pele do paciente pode implicar em uma infecção que poderá atingir tecidos próximos e até mesmo vir a gangrenar.

A importância do profissional podólogo qualificado para pés diabéticos precisa ser levada a sério. Técnicas de podologia especiais para estes pacientes são utilizadas em unhas encravadas, micoses, lesões em unhas, calosidades e outros. O acompanhamento individual da evolução do quadro do paciente é imprescindível para uma boa saúde dos pés. A podologia para diabéticos tem foco em prevenir lesões e complicações nos pés, porém também é preparada para remediar e tratar as eventuais lesões que podem ocorrer.

Se você é diabético, procure o profissional com a qualificação que seus pés merecem. A saúde começa nos pequenos detalhes. Não deixe pequenas lesões tornarem-se os problemas futuros, faça uma avaliação com um profissional podólogo especializado em pés diabéticos.

Fran Nobre Podóloga
Fone: (51)99971-3730