Você sabe o que é disbiose?

Você sabe o que é disbiose?

8 Visualizações

Para ter um corpo saudável é necessário mais que evitar o ganho de peso e praticar atividades físicas. É preciso atentar para a saúde intestinal que, às vezes, sofre discreta e silenciosamente – o que pode dificultar o diagnóstico causal.

As bactérias que habitam o nosso trato gastrointestinal, a denominada microbiota intestinal, são constituintes naturais de um órgão que se encontra funcionalmente ativo. Elas representam a população de microrganismos que habitam o nosso tubo digestivo. Define-se amplamente a Disbiose como o desequilíbrio da microbiota intestinal, entre as bactérias “boas”, que protegem o organismo, e as “ruins”, que têm ação prejudicial.

Esse desequilíbrio pode afetar a saúde de diversas formas, como sobrepeso, desnutrição, geração de diversos processos inflamatórios, doenças autoimunes, doenças de ordem psicológica, doenças cardiovasculares e até câncer.

O padrão da microbiota é estabelecido até os 2 anos de idade. Porém, com o avançar dos anos, pode ser impactada pela sobrecarga de certos fatores como, por exemplo, o consumo elevado de alimentos industrializados, carboidratos refinados, gorduras saturadas, poucas fibras, excesso de proteínas, uso indiscriminado de medicamentos, como corticosteroides, antibióticos, antiácidos, laxantes, entre outros medicamentos, alteração de pH intestinal, excesso de alérgenos na alimentação, sedentarismo, poluição, contato direto excessivo com produtos químicos etc.

Os primeiros sinais de disbiose podem ser colite ulcerativa, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, depressão. No entanto, outras doenças de caráter inflamatório podem surgir sem aviso prévio, como artrite reumatoide, espondilite anquilosante, doença celíaca, tireoidite de Hashimoto e outras doenças autoimunes, cardiopatias etc.

Lícia D’ávila

Nutricionista