O perigo da diabetes

O perigo da diabetes

38 Visualizações

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existe atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

A diabetes se desenvolve quando o organismo não consegue controlar a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. Isso pode acontecer se o corpo não produzir quantidades suficientes do hormônio denominado insulina.

A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar), transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

A diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Também aumenta o risco de desenvolver insuficiência renal, retinopatia diabética, cegueira e ulcerações nos pés. Em casos mais graves, a diabetes pode levar à morte.

Como prevenir a diabetes?

A melhor forma de prevenir a doença é através da diminuição do consumo de carnes vermelhas, carnes processadas, refrigerantes e farinhas refinadas. Também deve-se praticar atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e o peso em dia e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Comportamentos saudáveis evitam não apenas a diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

Site do ENSP – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca